A venda de imóveis apresentou aumento de 23,7% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar da pandemia do novo coronavírus. Isso é o que mostra um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), segundo o qual foram vendidas mais de 54 mil novas unidades entre julho e setembro.
A pesquisa aponta ainda que, nos nove primeiros meses do ano passado, a venda de imóveis cresceu 8,4%. Além disso, na passagem do segundo para o terceiro trimestre, ela aumentou 57%.
+ 1º de janeiro de 2021 e mais de 370 mil novas crianças nasceram
Por outro lado, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, afirma que o setor ainda não se recuperou das perdas sofridas no primeiro semestre de 2020, quando foi registrada uma queda de 44% na comercialização. Outra fator que preocupa a indústria é a instabilidade em relação aos materiais de construção, como cimento, aço e PVC, que estão variando muito no preço e, em alguns lugares, já não podem ser encontrados.
Essa instabilidade contribuiu para uma diminuição de 27,9% no número de lançamentos de imóveis em 2020. Para a CBIC, o que influenciou de forma positiva o setor no ano passado foram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o programa de moradia popular Casa Verde e Amarela.
https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbt-brasil/noticia/158002-venda-de-imoveis-cresceu-237-mesmo-com-a-pandemia-aponta-cbic