
O mundo digital nos últimos 10 anos assumiu um papel fundamental na vida dos seres humanos, mudando a maneira como interagimos e nos conectamos com o mundo, desde como consumimos notícias até como comemos. E não apenas isso, o progresso tecnológico também tem um grande impacto na economia e influencia diretamente o desenvolvimento de todas as indústrias assim como também mudou e está mudando a forma que vivemos em nossos apartamentos e casas.
De fato, de acordo com a IDC, o setor de TI na América Latina crescerá 4,8% até 2020, impulsionado principalmente por investimentos em nuvem, IA, Blockchain, segurança, hardware e serviços. Mas no setor imobiliário, as inovações tecnológicas também promete trazer uma grande transformação.
O condomínio tem que acompanhar as novidades tecnológicas, e não apenas para se equiparar a outros no mercado se destacaram. É preciso acompanhar o estilo de vida e as demandas da sociedade, que buscam cada vez mais por segurança e sustentabilidade em seus serviços. Confira quais são as dez tendências que marcarão nossas vidas esse ano:
Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things): A ideia é interagir com os equipamentos eletroeletrônicos para ter mais comodidade e conforto.
Geração de energia com painéis solares: A energia solar funciona com os painéis solares coletam a luz do sol e geram a energia que é levada até o inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente (de contínua para alternada) e então a energia é distribuída para sua casa ou comércio. O nome deste fenômeno é efeito fotovoltaico.
Fibra ótica e cabeamento subterrâneo: Sistema utilizado na rede de transmissão de dados para não ferir o meio ambiente.
Coleta seletiva de lixo e tratamento adequado dos resíduos.
Sensores de presença: Recurso utilizado para otimizar uso de energia, ligando e desligando TVs, energia e ar condicionado.
Apps e Redes Sociais: Uma dica mais voltada aos residentes e, também, na relação deles com o síndico, as redes sociais fechadas servem para facilitar a comunicação, tanto em grupo quanto individual, com o acesso facilitado por meio de tablets e smartphones.
Interação com os equipamentos eletroeletrônicos: Essa tecnologia garante mais comodidade, em dispositivos como: Fechaduras biométricas: travas com bloqueio e desbloqueio pelo smartphone.
Comando de voz: Tecnologia vem sendo utilizada para iluminação na troca de cor, intensidade ou na programação para acender e apagar.
Ar-condicionado inteligente: Ele liga e desliga-se o aparelho em qualquer cômodo, dia e horário.
Monitoramento remoto com Drones: Esses equipamentos possuem características que auxiliam o monitoramento remoto.